Confira alguns dos nomes confirmados para o evento pernambucano:
Pedro Juan Gutiérrez
Reconhecido internacionalmente como um dos escritores mais talentosos de Cuba, tem uma vida que está sempre presente em sua obra, especialmente na Trilogia Suja de Havana. Começou a trabalhar aos onze anos como vendedor de sorvete e de jornal. Foi soldado sapador durante quase cinco anos, instrutor de natação e caiaque, cortador de cana-de-açúcar e trabalhador agrícola de 1966 a 1970, técnico em construção, desenhista técnico, locutor de rádio e, durante 26 anos, jornalista.
É pintor, escultor e autor de vários livros de prosa e poesia. Atualmente, vive em Havana e dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura.
Tayari Jones
Autora do Leaving Atlanta, (2002), ganhou o Prêmio Hurston/Wright de Primeira Obra de Ficção . O livro foi considerado um dos melhores do ano pelos jornais The Atlanta Journal-Constitution e The Washington Post. Nessa obra, Tayari fala sobre o assassinato de trinta crianças afro-americanas, de sua vizinhança, entre os anos de 79 a 81.
Alberto Fuguet
Fuguet é escritor, jornalista e cineasta, tendo sido eleito em 1999 pela revista Time e pela CNN como um dos 50 líderes latino-americanos do novo milênio. Por ter passado muito tempo nos EUA, é também chamado de “o mais norte-americano dos escritores latino-americanos”.
No Brasil, teve publicados livros como Baixo Astral (2001) e Os Filmes de Minha Vida (2005).
No Brasil, teve publicados livros como Baixo Astral (2001) e Os Filmes de Minha Vida (2005).
Federico Andahazi
Federico Andahazi ganhou destaque com o romance O Anatomista (1997), baseado na vida do médico renascentista Mateo Realdo Colombo. O livro mistura ficção e fatos históricos tendo como pano de fundo a descoberta de uma parte da anatomia - e da alma - femininat otalmente desconhecida até o Renascimento - o Amor veneris, ou, como é mais conhecido hoje, o clitóris.
Itala Vivan
Professora da Universidade de Milão, atua também como tradutora e faz assessoria de grandes editoras italianas, tendo colaborado com a tradução de publicações de autores do terceiro mundo na Itália. Especializada em Literatura Comparada, com interesse nas culturas de antigas colônias européias na África e nas Américas, é autora, entre outras obras, de Caccia alle streghe nell’America Puritana (Caça às Bruxas na América Puritana), Interpreti rituali Il romanzo dell’Africa Nera (Intérpretes do Ritual: O Romance da África Negra) e de numerosos estudos sobre literatura e sociedade no pós-colonialismo.
Amanhã tem mais!!!
beijo,
dany
Amanhã tem mais!!!
beijo,
dany
Nenhum comentário:
Postar um comentário