Escrito pela jornalista Xinran, este livro traz relatos que chegaram até a autora na época em que ela mantinha um programa na rádio, naquele país.
São histórias de sofrimento, repressão e violência que fazem parte, infelizmente, do dia-a-dia das mulheres na China.
Da revolução cultural de Mao Tse-tung até poucos anos atrás, as dificuldades e preconceitos enfrentados pouco mudaram, a ponto das chinesas não terem nem noção que existem outras formas de relacionamento entre maridos, mulheres, pais, mães e filhos
Narrando casos de habitantes de diferentes regiões, idade e posição social, as humilhações, maus-tratos e abandono parecem se repetir sistematicamente, evidenciando uma sociedade onde a mulher deve servir e obedecer aos pais, depois ao marido e então aos filhos.
Morando na Inglaterra desde 1997, Xinran já publicou cinco livros, e mesmo de longe, continua desnudando uma nação e uma cultura riquíssimas, mas extremamente desconhecida dos ocidentais.
Palmas para pequena grande mulher chinesa, Xinran!!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Estou há muito tempo querendo ler este livro. Gostei muito do blog pois estou escrevendo sobre o tema maternidade e trabalho. Aparecerei por aqui para fuçar um pouco suas postagens mais tarde.
ResponderExcluirAbraço.